O que é
Letramento Digital?
A palavra “letramento” vem se incorporando ao vocabulário da área da Pedagogia
para conceituar um processo que vai além da decodificação do sistema alfabético
da escrita e incorpora a compreensão dos usos sociais da escrita. Letramento
digital, portanto, significa não apenas saber como utilizar as tecnologias
digitais, mas entrar em
contato com ele de maneira significativa, entendendo seus usos e possibilidades
em nossa vida social.
A palavra “letramento”, embora não seja nova, tem aparecido com
freqüência nas falas pedagógicas. Será um simples “modismo”?
O Dicionário Houaiss nos apresenta as seguintes definições
de letramento: “1) representação da linguagem falada por meio de sinais;
escrita 2) ALFABETIZAÇÃO (processo) 3) conjunto de práticas que
denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”.
Observem que a terceira definição vem acrescentar um novo ponto de vista
às anteriores: se as primeiras se referem à representação gráfica dos sinais da
escrita, a última inclui a idéia de competência de uso da escrita.
Como vemos, letramento não vem substituir alfabetização. Por outro lado,
a capacidade de decodificar as letras e suas combinações não garante que o
indivíduo seja capaz de utilizar a leitura e a escrita nas suas situações
sociais.
Vamos ver mais de perto a definição de Magda Soares:
“(letramento é) o estado ou
condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem
participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre
pessoas”.
Para atingir esse estado ou condição é necessário dominar o código
escrito e, ao fazer uso dele, ser capaz de participar das situações sociais que
exigem o uso da leitura e da escrita, a partir de suas necessidades pessoais ou
da sociedade em que vive. Isto significa um amplo leque de situações do
cotidiano das pessoas, que podem ser: escrever uma lista de compras;
orientar-se na cidade com ajuda de um mapa; entender a posologia na bula do
remédio; escrever um poema; ler o horóscopo ou o resumo da novela; buscar
informações sobre a situação econômica; ler artigos científicos ou mandar uma
carta para um amigo.
O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital,
significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é
necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia.
Trocando em miúdos: fazer um curso sobre um software de edição de texto,
de imagem, ou planilha eletrônica nos ensina a dominar os códigos dessa
linguagem, ou seja, a nos “alfabetizar” nela. Mas apenas se incorporarmos essas
habilidades ao nosso cotidiano é que passarão realmente a fazer sentido e já
fazemos uso delas quando utilizamos o cartão do banco, por exemplo.
No espaço escolar, contribuir para o letramento digital significa
apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumentos de leitura e escrita
que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos
sociais desses grupos.
Referência
bibliográfica
SOARES,
Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
_____Novas práticas de leitura e e escrita: letramento na cibercultura.
Educação & Sociedade ISSN 0101-7330 versão impressa Educ. Soc. v.23 n.81
Campinas dez. 2002.
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