5 de junho de 2013

A PRESIDENTE MÉDICI NO RIOEDUCA!

Lançamento de Foguete no Projeto Abrindo Horizontes

Tags: 8ªcre.
 
O lançamento de um foguete agitou as aulas de Matemática na Escola Municipal Presidente Médici. Os alunos do 9º ano iniciaram estudos sobre Astronomia e Astronáutica, além de se prepararem para as Olimpíadas de Matemática e para ingresso nas melhores escolas do Ensino Médio.
Conheça o projeto Abrindo Horizontes!
 
 
O Projeto "Abrindo Horizontes", que acontece na Escola Municipal Presidente Médici, tem como objetivo auxiliar os alunos do 9º ano nos estudos para o ingresso nas melhores escolas do ensino médio, além de oferecer aulas que preparam os alunos para as Olimpíadas de Matemática.
 
Aos sábados, os alunos participam de aulas de reforço e preparatório para concursos.
 
As aulas são ministradas pela professora Kátia Machinez e por ex-alunos, que atuam como monitores. O trabalho dos ex-alunos é voluntário e quem participa do projeto tem aproveitado muito esta oportunidade! 
 
 
Conhecimento abre horizontes!
Sabe-se que a falta de informação leva pessoas a desconhecerem as oportunidades que são oferecidas a todos e, por isso, suas vidas acabam limitadas.
Visando orientar professores, pais e estudantes, o projeto "Abrindo Horizontes" tem o objetivo de informar sobre as principais escolas técnicas estaduais e federais do Rio de Janeiro, além dos concursos para as escolas militares de nível médio e superior.
Para que possam vislumbrar um futuro melhor, é preciso ficar atento ao período de inscrição e de isenção (não pagamento da taxa de matrícula) através da internet, telefone e jornais especializados em concursos. Por serem órgãos públicos, o acesso é democrático através de concurso, porém é preciso estudar e preparar-se para as provas.
Sempre aconselho meus alunos a estudarem muito, buscarem provas anteriores e apostilas. Uma boa dica é também montar grupos de estudo com colegas que realmente tenham o mesmo objetivo.
Pessoas menos favorecidas são como os peixinhos da piracema, precisam lutar contra a maré para conseguir chegar ao objetivo. Para isso precisam ser fortes e determinadas!"
 
                                    Kátia Machinez, professora de Matemática na E.M. Presidente Médici.
 
 
Em 2012, a professora Kátia Machinez participou do EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), onde reuniram-se alunos e professores. Lá a professora  aprendeu várias atividades práticas sobre o ensino de Astronomia, construiu e lançou um foguete. 
 
Esses encontros têm com objetivo colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física.
 
A partir daí, Kátia Machinez ficou motivada a desenvolver as atividades que aprendeu e incluir a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra de Foguetes no Projeto Abrindo Horizontes, que já é desenvolvido na escola desde 2004.
 
O projeto Abrindo Horizontes visa motivar, conscientizar o aluno da sua potencialidade, orientar sobre a aprendizagem, autonomia e desenvolvimento do potencial lógico-matemático.
 
 
As etapas para o lançamento do foguete, realizadas com as turmas 1901, 1902 e 1903, foram as seguintes:
 
  1. Inscrição da escola pelo site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);
  2. Divulgação para os alunos, orientando sobre a visita ao site para estudar o material disponibilizado. A OBA disponibiliza as orientações de todas as atividades para que professores e estudantes possam aprender sem dificuldades;
  3. Apresentação do vídeo que mostra o lançamento de foguetes em outras escolas do Brasil;
  4. Seleção do material necessário para a elaboração das bases e do foguete. Os alunos trouxeram as garrafas pet e outros materiais;
  5. As turmas se reuniram para produzir os foguetes.
 
Foram dois dias de intensa atividade! Havia muita alegria entre os alunos. Eles ficaram realmente motivados!
 
No dia 10 de maio foi a realização da prova da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica em todo Brasil e a realização do lançamento dos foguetes. 
Pela manhã, às 10 horas, os alunos fizeram a prova e, às 14 horas, foi marcado o lançamento dos foguetes.
 
Foi um grande sucesso! O foguete que foi mais longe atingiu 56 metros de distância.
 
Na OBA, a aluna Vitória Soares de Oliveira conseguiu nota 7,25 e conquistou uma medalha de bronze! Os outros receberão certificados de participação. Eles adoraram!
 

O resultado maior dessa ação foi perceber que os alunos se envolveram, gostaram de participar das atividades. Eles interagiram mais uns com os outros e com a professora, estão mais receptivos e motivados a estudar Matemática e Astronomia, não só para participar do clube, mas para as aulas normais, melhorando significativamente a aprendizagem. 
 
Se você gostou da postagem e quer saber mais sobre a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, clique neste link: http://www.oba.org.br/site/.
 
Você sabe o que é a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes)?
Clique aqui: http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=29&pag=conteudo&m=s.

Quer informações sobre o Encontro Regional de Ensino de Astronomia e ver mais sobre o lançamento dos foguetes feitos pelos alunos, clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=0xuhksv5yzM.


O Rioeduca parabeniza a professora Kátia Machinez, a Coordenadora Pedagógica Erika Brasil e principalmente a todos os alunos pela realização do projeto.
 
Compartilhe você também as ações da sua escola!
Entre em contato com o representante da sua CRE no Rioeduca.
 
 
 
Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE
neildasilva@rioeduca.net
Twitter: @Prof_Neilda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário