12 de setembro de 2012

PREPARE-SE PARA A PROVA RIO!

 
Após três anos consecutivos de aplicação, a Prova Rio fecha um ciclo de avaliação do desempenho dos estudantes dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A verificação “longitudinal” de desempenho compreende o 3º, 4º, 7º e 8º anos. A avaliação do 5º e 9º anos é realizada por meio da Prova Brasil, cuja matriz de referência é adequada para a elaboração das questões da Prova Rio.

A análise dos resultados da Prova Rio 2011, aplicada em novembro passado para 258 mil estudantes, abordará a evolução do aprendizado dos estudantes, indicando quais habilidades eles têm domínio e quais delas precisam de reforço para serem desenvolvidas. Simultaneamente, uma oficina de revisão de alguns itens das provas também será realizada. “O professor poderá se apropriar dos resultados das provas e ao mesmo tempo terá a oportunidade de aprimorar a técnica de elaboração e revisão de itens da avaliação”, explica Marcus Vinicius Soares, Coordenador de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB.

O responsável pela coordenação da Prova Rio na Secretaria Municipal de Educação, Antonio Augusto Alves Mateus Filho, assinala que ano após ano a avaliação educacional vem melhorando e envolvendo cada vez mais as escolas do município. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário